Você está tendo problemas para encontrar novos clientes? É difícil para você vender, convencer um cliente em potencial a comprar seus produtos / usar seus serviços? Você fica sem inspiração para criar seu conteúdo e construir sua estratégia de marketing? Você se sente disperso? Comunicar o seu valor é um verdadeiro desafio para você?
Se você respondeu pelo menos “sim” a alguma dessas perguntas… Parabéns, você foi vítima da síndrome do cliente ideal mal definido! Mas não entre em pânico, neste artigo vou mostrar o método passo a passo para encontrar seu cliente ideal.
Índice
ToggleENCONTRE SEU CLIENTE IDEAL PARA DESENVOLVER SEU NEGÓCIO COM EFICIÊNCIA
Encontrar o seu cliente ideal não se limita a listar critérios demográficos como o local de residência. Não é apenas um simples avatar (longe disso!).
Com efeito, definir o seu cliente ideal é antes de tudo entrar na sua cabeça, conhecer as suas angústias, os seus medos, o que provoca o estresse diário. Você sabe o que impede o seu cliente ideal de dormir à noite?
“Tenho medo de definir meu cliente ideal e fechar a porta para outros clientes em potencial”
Por fim, o medo de fechar portas por ser muito preciso é algo que surge com frequência. No entanto, asseguro-lhe que não é o caso. Então, entrar em contato com seu público-alvo será muito mais fácil. Será mais fácil atrair clientes em potencial e adaptar seu argumento de venda às necessidades deles.
O MÉTODO PASSO A PASSO PARA ENCONTRAR SEU CLIENTE IDEAL
Se você já tem um negócio, a melhor maneira de definir seu cliente-alvo é usar um cliente para o qual você amou trabalhar como exemplo. Tudo correu tão bem que você percebeu que esse é exatamente o tipo de cliente para quem você poderia trabalhar todos os dias do ano.
Se você nunca conseguiu trabalhar com um cliente que realmente reflita sua imagem ou se ainda não tem um negócio, poderá imaginar o seu cliente ideal. Pense em que tipo de pessoa você gostaria de colaborar? O que você tem em comum? Que linguagem ele usa? Etc.
Uma vez que este ponto de partida seja especificado, você se projetará no lugar deste famoso cliente ideal e seguirá para as etapas seguintes.
DEFINA UMA PERSONA
Começaremos criando um perfil, como uma composição de seu cliente ideal. Este é o exercício mais comum em marketing quando se trata de especificar seu público-alvo de clientes em potencial (aquele que você vê em todos os blogs de marketing etc.). São necessárias as seguintes informações:
- Nome e sobrenome;
- Idade;
- Cor do cabelo e dos olhos;
- Situação pessoal: Casado? Solteiro? Com filhos? Se sim, quantos?
- Localização geográfica: em que cidade ele mora? Onde ele trabalha?
- Receita anual líquida;
- Profissão;
- Valores da vida e principais preocupações: Ele está mais particularmente interessado em seu trabalho, sua família, ecologia, viagens, etc.
- Ocupações, hobbies e paixões fora do trabalho;
- Ídolos ou mentores;
- Marcas favoritas de roupas, equipamentos de alta tecnologia, etc.
Este primeiro exercício ajuda você a desbastar o terreno e começar a apreender seu cliente ideal. Mas não para por aí!
Graças aos contornos do perfil de cliente que você desenhou, agora você tem a base para realizar o exercício de projeção real. O objetivo agora é se colocar no lugar do seu cliente ideal, pensar como ele. Basta responder às seguintes perguntas o melhor de sua capacidade, colocando-se no tênis de seus clientes-alvo (e não no seu).
O método é imitar uma entrevista. Se você ficar preso em uma questão, pode passar para a próxima. Mas acima de tudo, não desanime!
IDENTIFIQUE OS PROBLEMAS DO SEU CLIENTE
Aqui está o primeiro bloco de perguntas a serem respondidas, para entender os medos, os freios, os elementos que estressam seu cliente ideal:
- Do que ele secretamente tem medo na vida?
- O que o preocupa e o impede de dormir?
- O que o estressa no dia a dia?
- Em seguida, qual é a pior coisa que pode acontecer com ele na vida?
- Como ele teme que as pessoas ao seu redor reajam se isso acontecer com ele?
- Se a situação persistir ou piorar, quais serão as consequências em sua vida?
- Então, sobre quais aspectos de sua vida ele perderia o controle?
- Se o dinheiro não fosse um problema, o que ele compraria para resolver essa situação
Por fim, se você oferecer uma atividade de serviço, será bastante fácil. O objetivo é, portanto, entender o cenário de desastre do seu cliente ideal. Você pode então passar para o segundo bloco de perguntas, que ajuda a determinar as ambições, os sonhos e a situação ideal do seu cliente potencial.
DEFINA COMO RESOLVER OS PROBLEMAS DELE
O objetivo é estabelecer uma projeção positiva ao imaginar a situação em que seu cliente ideal resolverá todos os seus problemas:
- Como ele gostaria que sua vida fosse? Qual é a sua situação ideal? Qual seria a solução incrível e ideal pela qual ele pagaria qualquer preço?
- Se essa solução perfeita existisse, o que isso mudaria para ele?
- Em seguida, como as pessoas ao seu redor reagiriam se ele conseguisse resolver seu problema?
- O que ele seria capaz de ter, fazer ou alcançar se sua situação ideal se tornasse realidade?
Por fim, se você não puder responder a todas as perguntas na primeira vez, tudo bem. O objetivo é que você comece a direcionar e compreender o pensamento do seu cliente ideal. Portanto, treine você mesmo. Você verá que aos poucos as coisas vão se desbloqueando e você finalmente encontrará seu cliente ideal.
Se você vai abrir empresa ou precisa regularizar o seu negócio, entre em contato conosco.